08/06/2013

Equipas

“Quando ganhamos o mérito é da equipa, quando perdemos a culpa é do treinador”. Esta frase, ouvida na última entrevista de Mourinho - agora como treinador do Chelsea - é ouvida na boca de muitos treinadores de futebol e é, mais recentemente, ouvida também na boca de outros líderes, desde directores gerais a coordenadores de pequenas equipas. A frase é bonita, pode até fazer sentido numa primeira instância, pode, vá lá, tirar pressão à equipa em determinados momentos da época, e pode, ainda, colocar o foco no treinador, preservando a equipa. É uma frase que faz sentido, mas apenas quando dita para fora, não podendo, em minha opinião, ser entendida como séria, como honesta, pela própria equipa. Ser equipa é estarmos juntos em todos os momentos, nos bons e nos maus, é estarmos juntos nas vitórias como nas derrotas, é sermos um. Assim, as vitórias são de todos, as derrotas também. Ser líder é trabalhar este binómio, é fazer com que a equipa perceba a mensagem interna, mesmo quando ouve o treinador na conferência de imprensa.

2 comentários:

  1. Gostei. Não acredito que Mourinho pense isso. Aliás...Mourinho, é perito em colocar os outros a falar daquilo que ele diz mas que na verdade não pensa assim. O grupo sabe que provavelmente...quais as coisas que não deve acreditar.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Rui. Concordo consigo, acrescentando, se me permite, que o problema não esteja em Mourinho, mas antes nos seus seguidores que aplicam tal e qual veem, sem perceberem as diferenças entre o dito e feito.

    ResponderEliminar